As eleições estão chegando e o prazo para regularizar a situação eleitoral termina na próxima quarta-feira (09).
Em Camaçari, à medida em que a data-limite se aproxima, as filas aumentam. Diariamente, são distribuídas 240 senhas para atendimento, além dos casos prioritários, como idosos, gestantes e deficientes físicos.
Com o aumento das filas, crescem as queixas da população, por conta do tempo de espera. "As pessoas chegam uma, duas horas da manhã. É uma falta de respeito com a comunidade", desabafa um eleitor.
Mas a chefe de cartório substituta da Zona 170 de Camaçari, Sara Silva, explica o porquê de alguns problemas. Ela diz que a maioria das pessoas deixa para resolver as pendências em cima da hora, o que contribui para tornar o atendimento menos ágil. "Em qualquer lugar, em qualquer órgão público, quando se deixa para a última hora, há filas. Sara também explica que, além do número de senhas fixas distribuídas diariamente, o atendimento prioritário – que é ilimitado – contribui para tornar o processo mais demorado.
Atualmente, o órgão conta com uma equipe de atendimento composta por 13 funcionários, distribuídos em duas zonas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8 às 17h e os eleitores que necessitarem alterar seu domicílio eleitoral ou requerer inscrição no sistema eleitoral têm até 9 de maio de 2012 para fazê-lo. Quem tem necessidades especiais também deve pedir transferência para uma seção eleitoral especial até esse dia.
Como a demanda nestes últimos dias tem crescido, neste sábado (05) o cartório eleitoral de Camaçari fará plantão até as 12h e no último dia (09) serão distribuídas 800 senhas para atendimento.
Por Rafaela Pio