As chuvas que caem em toda região Metropolitana vem causando transtornos para a população em diversos pontos das cidades da região desde sexta -feira passada. Diversas cidades apresentam ruas alagadas e prejuízo no trânsito, com motoristas muitas vezes fugindo de poças e jogando seus carros em buracos.
Em Simões Filho a chuva provocou deslizamentoa e derrubada de arvóres e na cidade vizinha o Rio Camaçari que dá nome a cidade da região transbordou e provocou transtornos apesar de o prefeito da cidade, Luiz Caetano dizer que as obras iniciais de dragagem e limpeza do Rio Camaçari facilitaram de alguma forma o escoamento da chuva.
Em Candeias, a situação não foi diferente, a Defesa Civil está desde sexta-feira passada trabalhando em regime de plantão. O orgão registrou mais de 45 solicitações de emergência por causa da chuva, entre elas alagamentos de ruas, ameaças de desabamento de imóvel e casas e de muros e registrou ainda alguns deslizamentos de terra.
Aa defesa Cívil está realizando avaliações em imóveis que apresentam perigo em áreas já conhecidas da cidade como o bairro do Malembá e nas imediações da rua Getúlio Vargas e do bairro do Sarandi. Segundo dados pré-liminares da Defesa Civil, as inflitrações de terra e o entupimento de canais de escoamento de água da chuva tem sido os maiores problemas.
Outro grande problema enfrentado pelos moradores de Candeias, foram as crateras qeu se abriram na BA 522, próximo ao entrocameento com a BA 523 e em frente ao ginásio de esportes da cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuvas esparsas e com temperatura máxima de 28º C e miníma de 20º C. Segundo a Climatempo deve chover na região metropolitana de Salvador em média 26 mm nesta terça-feira. O órgão da Defesa Civil informa que está de plantão 24 horas e atende pelo telefone gratuito 199.