Primeiro estado do país a adotar o modelo de gestão hospitalar por meio da Parceria Público-Privada (PPP), a Bahia reúne até esta quinta-feira (13) representantes brasileiros e de diversos países da América Latina e Europa para discutir o tema.
O seminário internacional acontece em Salvador, no Othon Palace Hotel, para a troca de experiências sobre os avanços e as perspectivas da PPP no mundo.
Segundo o secretário-executivo de PPP do Estado, Rogério Princhak, o Hospital do Subúrbio, cujas obras estão em estágio final, é o destaque da iniciativa, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Planejamento e governo da Bahia.
Construído em regime de PPP, o empreendimento é o primeiro hospital do Brasil e o segundo no mundo administrado e construído dentro desse modelo.
“Trata-se do primeiro hospital geral construído na Bahia, depois de 20 anos, voltado à população mais pobre, que desponta como um projeto pioneiro de qualidade e sucesso”, afirmou.
Outro destaque apontado pelo secretário com relação ao projeto foi o processo de leilão do hospital.
“A Bolsa de Valores só realizava leilões de obras para o governo federal.
Portanto, a Bahia foi o primeiro estado brasileiro a fazer uma ação desse tipo, que garante, sobretudo, transparência”, observou Princhak.