Ele havia perdido o dedo da mão acidentalmente ao cortar madeira. Na ocasião, os médicos fizeram de tudo para reimplantar o polegar, mas foi impossível fazer o sangue voltar a circular. Então, decidiram amputar seu dedão do pé esquerdo e implantar na mão.
Byrne diz que ficou entusiasmado com o resultado da cirurgia e apelidou seu novo dedo de Toby. “As pessoas têm diferentes reações, algumas acham engraçado, enquanto outras ficam com um certo nojo”, contou o homem ao tabloide.
Byrne diz que ainda não consegue dobrar o novo dedo, mas faz movimentos de rotação normalmente e espera voltar ao trabalho no ano que vem.
O procedimento foi executado no Hospital Frenchay, em Bristol, e contou com duas equipes: enquanto uma amputava seu dedo do pé, a outra cuidava do implante na mão.
Segundo o médico Umraz Khan, responsável pelas equipes, Byrne terá que reaprender a manter o equilíbrio sem seu dedo do pé, mas vai conseguir andar e correr normalmente. “Sem o polegar, ele não poderia fazer coisas que para nós são muito simples, como segurar uma caneta e abrir a porta”, comentou.
O britânico ainda terá que passar por pelo menos duas cirurgias: uma para retirar o pino que está na mão e outra para fazer com que o dedo do pé fique mais parecido com um polegar de verdade.