Depois da cassação da ex-prefeita Eranita de Brito (PMDB), a população não sabe quem de verdade administra a cidade, se é a ex-prefeita – a professora Carmem Gandarela (PT) ou o 'prefeito tampão' Jeferson Andrade (PR). Andrade assumiu o comando do município interinamente por decisão judicial, usando as brechas da Lei. O 'prefeito tampão' resolveu por conta própria não realizar eleição e ficar mandando no município até 2012, porém ele não contava com o poder da ex-prefeita Carmem que, apesar de não ser eleita em 2008, aproveitou-se da situação de ignorância ou imaturidade de Jeferson e resolveu empregar no município quase toda a família e, inclusive, decidiu sentar-se, na cadeira de prefeito. Isto foi revelado por uma fonte à nossa equipe. Não se sabe se é saudade do tempo em que comandava o município com mãos de ferro ou se quer tomar a prefeitura do 'prefeito tampão'.
Estilo ACM: Carmem Gandarela, apesar de estar momentaneamente no PT é uma discípula do saudoso senador ACM. No passado ela era conhecida no município e Região como 'ACM de saia' – uma clara demonstração de medo que seus adversários e aliados tinham com a maneira de fazer política da atual petista e ex-carlista. Carmem conquistou tantos inimigos que, ao deixar o poder, não consegue agregar mais aliados em prol de sua volta em Madre de Deus.
Desagregadora: Depois de perder a vereadora Rose Queiroz (PPS), que tinha a pretensão de disputar as eleições de 2012 para prefeita, indo para prévia com Carmem, o PT corre sério risco de perder mais uma vez a eleição no município de Madre de Deus. Rose deixou o partido revoltada, em virtude de ter seu desejo preterido, se filiando no PPS; agora a revolta fica com o vereador Adailton do Suape, que já declarou sua intenção de ser o candidato a prefeito pelo PT no município. Adailton conta com o apoio do deputado estadual Rosenberg Pinto (PT), que por sua vez se sente traído por Gandarela nas eleições de 2008; na época Carmem, mesmo tendo o apoio de Rosenberg na sua ida para o PT em 2007, preferiu apoiar a deputada estadual Luiza Maia em 2010.