A confirmação da possível saída de Carlos Martins da Secretaria da Fazenda, para postular a prefeitura de Candeias, já começa a causar efeitos nos bastidores, onde sobe na cotação da bolsa de apostas para assumir seu lugar o atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
Segundo informações do site Teia de Notícias, o dirigente da estatal está sendo sondado para a pasta e deve ser convidado a ocupar o cargo já em janeiro de 2012. Nesse período, conforme a Tribuna antecipou, o governador Jaques Wagner fará minir-reforma, remanejando secretários.
Ainda conforme o site, avalia-se que a nomeação de Gabrielli na Sefaz como uma forma de eliminá-lo do processo de escolha para a sucessão de Wagner em 2014, uma vez que a pasta da Fazenda é considerada de baixíssima representatividade política para alguém que almeja candidatura majoritária.
Há rumores de que, na mesma intensidade que pretende neutralizar Gabrielli, o governador quer fortalecer o seu amigo pessoal deputado federal Rui Costa. Informações dão conta de que esse deve assumir a Secretaria da Casa Civil.
Apesar da discrição com que se comporta com relação aos secretários estaduais que substituirá no próximo ano, o governador Jaques Wagner (PT) deixou escapar esta semana, na China, de onde retorna neste fim de semana, que entrou nome novo na lista. O apelido mais simpático que o rapaz – porque trata-se de um homem – ganhou foi o de “primário”.