O sonho do carro novo (ou semi-novo) pode ficar mais perto em dezembro e janeiro. Isso porque esses meses são, segundo os especialistas, os melhores do ano para comprar carro.
É na época das festas de dezembro que muitas concessionárias aceleram o passo para bater metas. Por isso, os vendedores costumam oferecer vantagens como IPVA pago, tanque cheio ou gratuidade em itens que seriam oferecidos como opcionais.
De acordo com o sócio fundador do site Estoque Carro, Vinícius Melo, a forte concorrência também tende a beneficiar o consumidor.
– Em dezembro, o grande lance é aproveitar as promoções de desova do estoque que as montadoras fazem para bater as metas do ano. Tem até loja dando R$ 4.000 em combustível por aí.
Mas, se você não tem tanta pressa assim e pode esperar mais alguns dias para comprar o carro, janeiro talvez seja uma opção ainda melhor, especialmente se você tem grana guardada.
É no primeiro mês do ano que as concessionárias fazem promoções para "mandar embora" carros zero quilômetro fabricados no ano anterior, segundo afirma Melo.
– Em janeiro começarão a chegar os modelos 2012/2012, que têm preço um pouco maior.
Por isso, a chance de ganhar desconto em um carro fabricado em 2011 (mas de modelo 2012) é grande.
Segundo vendedores consultados pelo R7 – que preferem não se identificar -, os descontos nesses modelos 2011/2012 podem alcançar R$ 5.000, dependendo do carro.
Além disso, janeiro é um mês menos aquecido para a indústria. Com as dívidas que se acumulam no início do ano, muitos consumidores pisam no freio no que diz respeito a grandes aquisições. É nesse momento que aquele comprador que tem grana no bolso pode se beneficiar e chorar um belo abatimento.