“Esse é o jogo-chave pra entrar no G-4 e não sair mais. Tem que ser agora, pra embalar”, vibra o advogado Walter Leite, 28 anos.

Nao é papo de torcedor apaixonado. A tabela mostra que esse é o jogo mesmo. Se ganhar do vice-lanterna do campeonato, o Vitória toma as rédeas do seu destino e passa a depender apenas dele pra subir. Isso porque está em quinto lugar, com 50 pontos, a apenas um da zona de acesso.

É fácil entender: se vencer o Salgueiro hoje, o Vitória vai a 53 pontos, passa o Americana, quarto colocado com 51, e dorme no G-4. Pra permanecer em quarto ao fim da rodada, o Leão terá que contar com a ajuda da Ponte Preta, que recebe o Americana amanhã.

Se o Americana vencer, o Vitória volta pro quinto lugar, mas continua a apenas um ponto da equipe paulista. Não é o ideal, porém na próxima terça o rubro-negro tem confronto direto justamente contra o Americana, fora de casa.

“Mesmo que o Americana ganhe no sábado, depois a gente tira a diferença contra eles. O jogo decisivo é esse contra o Salgueiro”, pontua o empresário Lucas Grisi.

Avião

Por isso, apesar da previsão do tempo apontar chuva hoje à noite, a turma animada vai marcar presença mais uma vez no Barradão. “Tem nada não, eu tenho capa de chuva. Vou de qualquer jeito”, garante a professora Bárbara Ribeiro, 57 anos, que tem feito campanha nas redes sociais para convocar outros torcedores. “Estamos fazendo no orkut e no facebook. Agora cada jogo é uma final. A torcida vai lotar o Barradão”.

O clima está tão bom que a servidora pública Liana Leite tirou da gaveta uma camisa que andava guardada há um tempinho. Com a arrancada do Vitória nesta reta final, os dizeres estampados nela voltaram a ganhar força: “Vamos subir de avião, porque de elevador demora sete anos”.

Embora a disputa pelo acesso ainda seja dura, já há quem se anime em gozar o rival. “Tô usando sempre e perturbando os tricolores direto”, diverte-se Liana. “E se o Bahia permanecer na Série A, é bom porque já são seis pontos certos no próximo ano”, complementa o empresário Osny Brito, em meio a risos.

Pra brincadeira poder continuar, o Leão precisa aproveitar a energia positiva da arquibancada. O Vitória já decolou na Série B. Agora, a ideia é fazer um bom voo contra o Salgueiro e se aproximar para o cobiçado pouso na Série A. Nada de mudar a rota traçada. O jogo é esse. As informações são do Globo Esporte.