A honraria é conferida a pessoas que contribuem com a formação da identidade da raça negra. Também foram espalhadas placas pela cidade com as fotos dos homenageados.
Durante a sessão, o prefeito Luiz Caetano afirmou orgulhoso que o processo de conquista dos negros é fruto de lutas e que Camaçari faz parte dessa história. “A evolução contra as desigualdades raciais é uma das prioridades da minha gestão e isso, no Município, é realizado através da educação da população”, ressaltou o prefeito.
Com o tema Mulher Negra em Ascensão, a juíza de Direito, Luislinda Valois, ministrou uma palestra sobre Justiça e Igualdade, ocasião em que a magistrada contou sobre a trajetória que teve até se tornar a primeira juíza negra do Brasil.
Prestes a ser desembargadora, Luislinda Valois, declarou que Camaçari está no caminho certo no que diz respeito às ações voltadas para políticas públicas em prol dos negros. “Sou apaixonada por esta cidade e sempre que venho aqui me sinto em casa”, acrescentou.
Além de ser condecorada com a medalha Zumbi dos Palmares, a juíza recebeu outras homenagens. Os alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) apresentaram uma peça sobre a mulher negra na sociedade, com ênfase na vida da jurista, e representantes da Economia Solidária de Camaçari presentearam a juíza com uma peça de artesanato.
A sessão especial, realizada na terça-feira (22/11), contou ainda com apresentação musical com a cantora da banda Didá, Carla Lis, e com a leitura de um poema em homenagem ao professor Vinicius Viana, servidor da Câmara Municipal, falecido no dia 28 de agosto. Na érea externa da Câmara, foi montado um palco onde aconteceu apresentação da banda Batuque Black.