A fumaça se espalhando pelo céu e o ruído da buzina anunciava a chegada de um trem no centro de Camaçari, mas a novidade mesmo é que não era um trem de carga, daqueles que os cidadãos já estão acostumados a verem passar pela ferrovia.

 

Toda a movimentação que aconteceu na manhã da terça-feira (14), no centro da cidade, anunciava a chegada do Transbaião, um projeto idealizado pelo Deputado Federal Luiz Argolo (PP) para resgatar as viagens de trens de passageiros percorrendo as ferrovias de diversos municípios baianos e Camaçari foi a primeira cidade a fazer a recepção.

“Escolhemos Camaçari para realizar a abertura deste projeto por ser a cidade mais importante da Região Metropolitana.

A intenção é abrir o trem de passageiros para estudantes; assim eles conhecerão de perto um pouco mais da cultura nordestina”, disse o deputado Luiz Argolo.

Depois de quase trinta anos, o trem de passageiros volta a trafegar pelas ferrovias baianas; a última vez que esses meio de transporte rodou com passageiros foi em 1982.

A viagem inaugural do Transbaião saiu da estação de trem de Simões filho até a estação de Camaçari.

 Durante o trajeto, os passageiros apreciaram a música nordestina, além das famosas iguarias; todos disseram ter aprovado a cultura pelos trilhos.

O Transbaião é um trem turístico cultural que vai percorrer 13 cidades do recôncavo baiano com muita música e histórias sobre os municípios.

No próximo dia 17, o projeto irá percorrer a distância entre o município de Catu e Alagoinhas.

Em seguida, no dia 25, o Transbaião irá da cidade de Conceição da Feira até Cachoeira, e no dia 26, o trem segue de Alagoinhas até Entre Rios.