Conforme o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na segunda-feira (28/9), a prefeitura de Ilhéus, cidade situada no sul da Bahia, decidiu autorizar o retorno de apresentações musicais ao vivo em bares e restaurantes espalhados no município.
O documento também libera a prática de esportes coletivos para idosos e crianças, tanto em ambientes externos quanto em academias.
Segundo a prefeitura, os estabelecimentos interessados em oferecer música ao vivo para os clientes, primeiro, deverão fazer uma solicitação. Na sequência, eles receberão uma autorização, com assinatura do termo de compromisso e responsabilidade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
A gestão ainda frisa que no momento da apresentação, todos os músicos deverão manter distanciamento mínimo de 1,5 m, fazer o uso obrigatório da máscara facial (exceto para os músicos de instrumento de sopro).
É necessário também a garantia da higienização e desinfecção dos instrumentos e superfícies do palco ou local onde os músicos forem se apresentar. O estabelecimento deverá disponibilizar álcool em gel para os músicos e organizar distanciamento mínimo de 3 metros entre o local de apresentação e as mesas dos consumidores, além de instalar e manter barreira física (fita, faixa ou similar) na frente do local da apresentação.
O decreto municipal ainda estabelece que ficam proibidos o contato físico entre músicos e consumidores, o uso de espaço para dança e aglomeração de pessoas e atividades musicais em espaços fechados sem ventilação natural.
No caso de descumprimento, o estabelecimento pode ser multado no valor de R$ 5 mil.
Covid-19 na cidade
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na segunda-feira (28/9), Ilhéus acumulava 6.655 pessoas que já testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19).