Louise Glück, poetisa americana de 77 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2020. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (8) pela Academia Sueca.

Sem livros publicados no Brasil, a autora nova-iorquina foi premiada “por sua inconfundível voz poética que, com beleza austera, torna universal a existência individual”, segundo a instituição.

Considerada por muitos uma das poetisas contemporâneas mais talentosas dos Estados Unidos, Glück é conhecida pela precisão técnica, sensibilidade e uma obra sobre solidão, relações familiares, divórcio e morte.

Seus primeiros livros são centrados em casos de amor fracassados, encontros familiares desastrosos e desespero existencial. Nos trabalhos posteriores, ela continuou a tratar de temas como decepção, rejeição, perda e isolamento.

Sua poesia é “caracterizada por uma busca pela clareza”, muitas vezes com foco na infância, na vida familiar e no relacionamento próximo com pais e irmãos, disse a Academia.

O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares) foi criado pelo empresário sueco e inventor da dinamite Alfred Nobel e é entregue desde 1901 por conquistas nas áreas das ciências, literatura e paz, de acordo com a vontade de Nobel.

0 0 votos
Article Rating