Na quarta-feira (14/10), em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) um comunicado sobre a utilização indevida no exterior da marca da empresa nas embalagens de dois medicamentos.
“Além de não serem fabricados pelo Lafepe, esses medicamentos não possuem registro na Anvisa, tratando-se de um caso inequívoco de falsificação”, alerta a agência reguladora de acordo com a Agência Brasil.
Segundo a Anvisa, os medicamentos são o venatox e o enzelua (160 mg).
A Anvisa também ressaltou que não existe nenhuma evidência de comercialização desses produtos falsificados no território brasileiro. No entanto, a agência reguladora não informou em que tipo de tratamento teriam sido utilizados esses medicamentos.
Ademais, a agência destacou que o informe foi divulgado para alertar população e distribuidores de medicamentos sobre a falsificação.
A orientação da Anvisa é para que, caso esses remédios sejam encontrados, o consumidor entre em contato para realizar denúncia junto à Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária para a adoção das medidas cabíveis.