De acordo com informações da Caixa Econômica Federal , divulgadas na noite do sábado (17/10), pelo Jornal Nacional (JN), golpistas estão utilizando o aplicativo oficial “Caixa Tem” para furtar os valores creditados no saque emergencial do FGTS de trabalhadores que possuem direito ao benefício.
Em virtude do “app” não solicitar confirmação de identidade, os golpistas usam um e-mail falso e, com isso, conseguem acessar as contas das vítimas.
No entanto, a Caixa não detalhou quantas reclamações desse tipo já recebeu, porém, frisou que a Polícia Federal (PF) já está investigando a situação.
Ainda segundo a Caixa, a maneira mais fácil de se proteger do golpe é chegar antes dos fraudadores, ou seja, o trabalhador tem que baixar o aplicativo, entrar com os dados pessoais, criar uma senha e consultar o saldo. Essa medida vale até para quem não tem a intenção de sacar o FGTS emergencial. Cabe destacar que a Caixa deixa o dinheiro de todo mundo disponível, por um tempo, para retirada em uma conta digital.
Ademais, a Caixa ainda reiterou que os clientes podem contestar os saques a qualquer momento, nas agências do banco, e que o beneficiário recebe o dinheiro de volta quando se comprova que houve fraude.