Nesta segunda-feira (19/10), durante entrevista coletiva, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que as aulas devem ser retomadas quando o estado atingir um índice abaixo de 20 mortes diárias provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Nós estamos avaliando isso e monitorando junto com a decisão de outros estados. Hoje nós estamos mais próximos do que distante, do retorno às aulas. Em entrevistas que eu dei há 20, 30 dias atrás, a gente estava no patamar de 40, 50 óbitos diários, como eu falei para vocês. Nós caímos para o patamar um pouquinho abaixo de 30: 28, 27″, afirmou Rui.
Cabe ressaltar que as aulas estão suspensas na Bahia desde o mês de março, quando tiveram início os primeiros casos da doença na região.
Durante a coletiva, o petista também adiantou ainda que os protocolos de retorno da educação já estão prontos.
“Se a gente reduzir abaixo de 20, a gente já se encoraja para retomar as aulas dentro daquele protocolo que já temos pronto. Nós vamos acompanhar mais uns dias só, se a tendência continuar como está se mostrando, ou seja, com redução do número de óbitos, acho que cria condições da gente reprogramar as aulas”, contou.
Ainda conforme revelou Rui, o governo está recebendo pedidos de estudantes que estão no período de conclusão do ensino médio, bem como de cursos técnicos.
“Eu estou recebendo muita demanda, muitos pedidos, principalmente do último ano do nível médio e de alunos que fazem curso técnico e estão para concluir. Eles estão solicitando bastante o retorno e querem concluir sua etapa de estudos, para eventualmente fazer vestibular ou buscar o mercado de trabalho, então vamos dar uma atenção especial a esse público e em breve a gente deve tomar uma decisão sobre isso”, assegurou.
No início do mês, mais especificamente no dia 10 de outubro, o governador renovou o decreto que mantém as escolas fechadas até, pelo menos, o dia 25 de outubro.
Enquanto isso…Os estudantes da Bahia ficam expostos e vulneráveis ao tráfico de drogas, afinal, a maior parte da população não são ricos como o Governador da Bahia e o Prefeito para manterem seus filhos em casa, protegidos e bem alimentados, e com toda uma estrutura de aparelhos eletrônicos, livros e conforto.