Nesta terça-feira (20/10), a Prefeitura de Feira de Santana informou que autoridades sanitárias da cidade baiana, situada a cerca de 108 quilômetros da capital estadual, seguem investigando um caso de reinfecção de um homem pelo novo coronavírus (Covid-19).

O exame RT-PCR, que é considerado o teste mais seguro para o diagnóstico da doença, foi realizado no início do mês vigente, mais especificamente no dia 9, e o resultado testou positivo, ou seja, confirmando a nova infecção pelo vírus.

Segundo a gestão municipal, o paciente, de aproximadamente 50 anos de idade e sem histórico de comorbidades associadas (que podem agravar o quadro), está internado. Porém, em curva de melhora, já saindo do isolamento social.

O exame foi solicitado porque o homem apresentou sintomas que se assemelham aos provocados pela Covid-19, a exemplo de dores na cabeça e em diversas partes do corpo, tosse e febre.

Melissa Falcão, que é infectologista e coordena o Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, explicou que, presentemente, o paciente apresenta quadro mais acentuado do que na infecção anterior, que havia sido diagnosticada no mês de junho.

“Teve pneumonia e apresentou baixa oxigenação do sangue”, disse a infectologista.

A médica ainda frisou que o estudo genético ainda está sendo realizado no paciente, visando conhecer se a nova infecção é resultado de outra cepa do vírus.

“Vamos fazer a comparação da amostra positiva de outubro com o vírus que circula no país”, pontuou.

No entanto, a prefeitura de Feira de Santana ressaltou que a mostra não existe mais no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Por fim, a médica salientou que a possível mudança das cepas (uma espécie de evolução do vírus inicial), acaba preocupando mais do que os casos em si, tendo em vista que essas alterações morfológicas podem causar novas infecções em quem já teve a doença.

0 0 votos
Article Rating