Neste mês de outubro, em Feira de Santana, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Polícia Militar (PM) já computou um aumento de 53% no número de ligações para registros de violência doméstica. Segundo o órgão, a média diária de ligações é de 17, ou seja, foram confirmados mais que o dobro dos meses anteriores.
Em 2020, até a primeira quinzena deste mês vigente, 4.165 ocorrências foram atendidas pelo Cicom, conforme dados divulgados pelo Blog do Velame.
Na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade, de janeiro a julho de 2020, o número de ocorrências alcançou a quantidade de 1.500, sendo que, 722 são relativas a ameaças. No conteúdo da lista ainda é possível encontrar ocorrências de agressões morais (495) e lesões corporais (360).
Do total de 614 inquéritos instaurados, somente 391 foram remetidos à Justiça.
A delegada titular da DEAM, Edileuza Suely, ressaltou que isso acontece por causa do pouco efetivo na delegacia. Ela destaca que a produtividade caiu durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tendo em vista que 22 servidores foram afastados por pertencerem aos grupos de riscos da doença.
Ademais, Edileuza ainda reitera que a DEAM chega a concluir 1.300 inquéritos por ano. Porém, em 2020, esse número deverá cair para a metade.