Nesta quarta-feira (4/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para o perigo de chuvas intensas em várias cidades da Bahia. O comunicado chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo o Inmet, o grande risco está nas áreas da Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano, a região do São Francisco e para as regiões norte, nordeste, oeste, sudoeste e sul da Bahia.
A estimativa é de que o volume de chuva chegue a 30 e 60 mm por hora. Ventos intensos, entre 60 e100 km por hora, também devem ser registrados na presente data.
Em Salvador, ao longo do dia, foi registrado um cenário nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
No interior da Bahia, o governo declarou situação de emergência em nove cidades por causa das chuvas. São eles: Almadina; Coaraci; Ibicaraí; Ibicuí; Irecê; Itabuna; João Dourado; Juazeiro; Lapão.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira e valerá pelo prazo de 90 dias.
Campanha
O Corpo de Bombeiros divulgou uma campanha para receber donativos para as vítimas da chuva que atinge a Bahia.
Roupas em bom estado para uso, alimentos não perecíveis e água já podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) da capital e interior.
Cabe destacar que as roupas para doação precisam estar limpas e os alimentos com o prazo de validade verificado. O intuito é que os donativos sejam entregues o quanto antes.
As equipes dos bombeiros já estão atuando em cidades como Itabuna, Irecê, Vitória da Conquista e Rio de Contas, localidades mais atingidas pelo alto índice pluviométrico.
Os trabalhos acontecem em conjunto com as defesas civis municipais.
Que Deus nos proteja?