Os estados de Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira (5). Faltam os resultados de cinco estados, mas esses dois podem ser suficientes para definir quem vai comandar a Casa Branca a partir de janeiro de 2021.
Se vencer em Nevada, o candidato democrata Joe Biden terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o 46º presidente dos EUA. Para o republicano Donald Trump, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada.
Até a tarde desta quinta-feira (5), o democrata lidera a corrida com 264 votos no Colégio Eleitoral (para vencer, é preciso chegar a 270). O atual presidente tem 214 e deve garantir mais 3 votos no Alasca (Trump lidera por 29 pontos percentuais no estado), mas o pequeno número de delegados não deve fazer diferença no resultado da eleição.
Se Biden vencer em Nevada: atinge os 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral. Se Biden… virar na Geórgia: atinge 280 votos no Colégio Eleitoral, 10 a mais que o necessário para vencer a eleição.
Se Trump virar em Nevada: precisa também vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia para chegar a 271 votos, um a mais que o necessário para se reeleger. Com o Alasca (onde deve vencer), vai a 274.