“Vocês asseguraram um novo dia para a América”, a frase faz parte do primeiro discurso de Kamala Harris como vice-presidente eleita dos Estados Unidos (EUA). Ele foi feito na noite do sábado (7/11), em Wilmington, no estado de Delaware.

Kamala é a primeira mulher, negra e filha de imigrantes a ser eleita para o cargo na história do país. Ela dedicou parte de seu direito de fala para pontuar sobre as conquistas do público feminino e a importância de servir de exemplo ao assumir o posto no Executivo americano.

No início, Harris utilizou uma frase do congressista John Lewis, pioneiro do combate ao racismo, que morreu em julho deste ano: “A democracia não é um estado, é um ato”.

“O que ele quis dizer com isso é que a democracia americana não está garantida. A democracia é forte o suficiente quanto a nossa vontade de lutar por ela, guardá-la e nunca achar que ela vem de graça. Proteger a nossa democracia requer luta, sacrifício, mas há alegria e progresso nisso, porque nós, o povo, temos o poder para construir um mundo melhor”, destacou a vice-presidente eleita nos EUA.

Apoiadores do presidente eleito Joe Biden e de Harris estavam dentro de carros em um estacionamento de Wilmington. Muitos adultos e crianças ouviram o discurso com bandeiras dos Estados Unidos e faixas.

Kamala também agradeceu a equipe que trabalhou em sua campanha com Biden, bem como aos voluntários que trabalharam nos colégios eleitorais pelo país. Em seguida, ela se direcionou aos eleitores de maneira geral:

“Essa época tem sido desafiadora, principalmente nos últimos meses, a tristeza, a dor, as lutas. Mas também testemunhamos sua coragem, sua resiliência e a generosidade do seu espírito. Por quatro anos, vocês marcharam, se organizaram por igualdade, justiça, pelas nossas vidas, pelo nosso planeta”, disse.

“Depois, vocês votaram e enviaram uma mensagem clara. Vocês escolheram esperança, decência, ciência e, sim, verdade”, acrescentou.

Sobre Joe Biden, Kamala assegurou: “uma pessoa que cura, que une, uma mão firme, um homem com coração grande, que ama com desvelo”.

Ademais, para introduzir o trecho do discurso diretamente às mulheres, Kamala lembrou da chegada da mãe nos EUA, aos 19 anos.

“Estou pensando nela e nas gerações de mulheres negras, asiáticas, brancas, latinas e indígenas que, ao longo da História de nossa nação, pavimentaram o caminho para o nosso país nessa noite”, começou.

“Mulheres que lutaram e que se sacrificaram por igualdade, por liberdade e por justiça para todos. Inclusive as mulheres negras que muitas vezes são esquecidas, mas que são a base de nossa democracia. Todas as mulheres que trabalharam para poder votar e mudar a lei do voto. E agora, com essa geração de mulheres que depositou seu voto e continuou a lutar pelo direito de votar e serem ouvidas”, completou.

Na sequência, ela pressentiu: “Embora eu seja a primeira mulher neste posto, não serei a última, porque cada garotinha que me vê hoje, vê que esse é um país de possibilidades […] Para as crianças do nosso país, não importa seu gênero, nosso país deu a vocês uma mensagem clara sonhem com ambição, liderem com convicção. E vejam vocês de uma maneira que outras pessoas não conseguem ver. Vamos aplaudir vocês em cada momento dessa trajetória”.

A eleição dos EUA foi confirmada após projeções indicarem a vitória da chapa de Joe Biden e Kamala Harris na Pensilvânia, no sábado.

Mais sobre Kamala

Senadora pelo estado da Califórnia desde 2017, Kamala Harris chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca e liderou algumas das pesquisas internas do Partido Democrata. Entretanto, foi perdendo apoio até deixar de vez a corrida presidencial.

Kamala nasceu em uma família de imigrantes: a mãe dela é indiana, e o pai, jamaicano. A mãe de Kamala, inclusive, se notabilizou pela pesquisa na área de câncer e como ativista de direitos civis.

Formada em direito e ex-procuradora do distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora vice-presidente eleita, ela ganhou projeção nacional ao questionar duramente, em sabatinas no Senado, indicados por Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.

0 0 votos
Article Rating