De acordo com dados de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 63% dos donos de estabelecimentos desse segmento não devem contratar funcionários nos próximos meses, em virtude da crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Abrasel resaltou que setembro deste ano, o faturamento dos bares e restaurantes foi 67%, índice significativamente menor quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Ademais, o levantamento mostra que os empresários também são impactados pela alta dos preços de diversos produtos e alimentos. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que foi divulgado na terça-feira (24), o gasto com alimentos contribuiu para o aumento da prévia da inflação, por exemplo, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em novembro, as localidades que integram a região fecharam 0,63%.

O presidente da Abrasel/ Bahia, Luiz Henrique do Amaral, destacou: “Nós temos custos operacionais maiores. Nós temos uma oferta menor, uma demanda menor. Essa é uma equação que naturalmente não fecha”.

“O encaminhamento único que se passa diretamente pelo nosso controle é o ajuste de cardápio, engenharia de cardápio. Utilizar os produtos mais adequados que tenha uma menor pressão inflacionária”, completou Amaral.

0 0 votos
Article Rating