Nesta terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais para falar sobre o baixo nível das represas e afirmou que existe a possibilidade de futuros apagões no Brasil.
“As represas estão com níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”, disse Bolsonaro em resposta ao comentário de um internauta do Facebook.
A mensagem do presidente foi postada após um internauta escrever a seguinte afirmação: “A conta de luz vai aumentar”.
O pronunciamento de Bolsonaro acontece um dia depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a decisão de reativar as bandeiras tarifárias nas contas de eletricidade a partir deste mês de dezembro. Para esse período, a agência estabeleceu a bandeira vermelha patamar dois. Esse patamar traz o acréscimo de R$ 0,06243 por kWh (quilowatt-hora ) consumido.
Até então, estava em vigor a bandeira verde, que não trazia custos adicionais para o consumidor.
De acordo com a Aneel, a reativação do sistema de bandeiras tarifárias foi necessária na tentativa de conscientizar a população sobre o uso racional da energia elétrica. A decisão da agência também foi adotada diante do aumento do consumo com a retomada de atividades econômicas.
Ao longo da semana passada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia previsto para dezembro, na comparação anual, um aumento de 4,4% da carga de energia do país.
A estimativa é de que as chuvas em áreas de reservatórios fique abaixo da média para o período.
Esse aumento aí já é pra recuperar o dinheiro que está bancando o auxílio emergencial