Na quarta-feira (9/12), foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) que os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro de 2021 não poderão usar as notas da prova para tentar uma vaga no Prouni e no Fies.
O MEC decidiu que as inscrições para os dois programas vão acontecer antes da realização do Enem e da divulgação dos resultados. Com isso, o candidato que tentar uma vaga deve usar a nota do último exame realizado.
A mudança no cronograma acontece após um pedido dos donos de faculdade, que visam não atrasar o próximo semestre letivo em suas instituições de ensino.
Cabe frisar que o resultado do Enem só será divulgado em 29 de março. Dessa maneira, a seleção para o programa só ocorreria em abril, deixando menos de três meses para completar o primeiro semestre letivo.
O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas, destacou que os alunos não serão prejudicados e “poderão se inscrever para o segundo semestre”.
Ainda segundo Caldas, “era inviável esperar até o fim de março para iniciar a seleção, o aluno já entraria na faculdade reprovado por falta”.