O Governo da Bahia avançou no processo de construção da Expansão Sul da Linha 1 do metrô de Salvador. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da sexta-feira (11/12), a gestão contratou mais uma etapa dos estudos de expansão. O documento traz a informação da contratação da Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda, por R$ 159.200, que fará o estudo de demanda nesta etapa para a instalação do trecho que ligará a Lapa até a Barra.
Serão duas estações, uma no Campo Grande e outra próxima ao Shopping Barra.
Nesta fase, segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os estudos servem para “avaliar e confirmar as alternativas de traçado” já efetuadas no primeiro estudo, bem como para “dimensionar o carregamento do trecho”.
A primeira avaliação foi encomendada em abril de 2019, pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). Na ocasião, houve a realização de levantamentos topográficos e também as sondagens e estudos geotécnicos .
Presentemente, o metrô da capital baiana possui duas linhas: a 1, que liga as estações da Lapa e de Pirajá, e a 2, que realiza o percurso entre as estações Acesso Norte e Aeroporto.