De acordo com o anúncio feito nesta terça-feira (22/12), pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as primeiras doses finalizadas no Brasil da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, estarão disponíveis na segunda semana de fevereiro de 2021.
A informação foi passada durante uma audiência pública na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados.
Pelo calendário programado e apresentado na presente data, nas três primeiras semanas serão entregues 1 milhão de doses do imunizante e depois serão 700 mil doses diárias, totalizando 3,5 milhões de doses por semana.
Entretanto, foi frisado que a programação ainda depende do registro dos imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em um pronunciamento feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também nesta terça-feira, ele enfatizou que o começo da vacinação no Brasil será, “na melhor das hipóteses”, no fim de janeiro do ano que vem.