Uma história de embrulhar o estômago e deixar o cabelo em pé. Há muitos anos a cidade escocesa Greenock vive com o mistério de um homem que se alimenta de ratazanas. A comunidade local o chamam de Catman, que quer dizer homem-gato.
Ele vive nas matas, não fala, rasteja e foi visto poucas vezes. Quem deu de cara com a figura que, por muitos anos, a população achou se tratar de uma lenda, o descreve como assustador. As pessoas comenta que ele possui hábitos noturnos, quando sai em busca das presas das quais se alimenta. Poucas vezes foi visto durante o dia. Dizem ainda que ele emite grunhidos e é bastante sujo.
Muitos acreditam que o Catman era um mendigo que foi atacado por pessoas e, por conta de supostas lesões, não pode mais caminhar. Outros cogitam a hipótese de se tratar de um ex-combatente estrangeiro que, sem ter como se sustentar, passou a viver na floresta e se comportar como bicho.
O fato é que nunca houve uma versão oficial sobre o caso. Um repórter conseguiu gravar imagens do homem para produzir um documentário, porém, mesmo estando de frente para o ele, não conseguiu estabelecer nenhum tipo de comunicação. O pequeno vídeo que registrou com um aparelho celular, são as poucas divulgadas do Catman.