O Conjunto Penal de Paulo Afonso inaugurou nesta segunda-feira (29), 228 novas vagas, distribuídas entre os três pavilhões existentes no local. Com investimentos de R$ 9 milhões, a estrutura contará ainda com um refeitório e cozinha.
Ao todo, o junto passa a ter agora 438 vagas. De acordo com o governo da Bahia, a ampliação faz parte do processo de modernização e humanização do sistema carcerário do estado, no sentido de esvaziar as carceragens das delegacias e proporcionando melhor tratamento aos presos, conforme explicou o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nestor Duarte.
A partir de então, a estrutura do conjunto atenderá 15 outras pequenas carceragens policiais de municípios do sertão pertencentes à Comarca de Paulo Afonso, dentre eles Abaré, Antas, Canudos, Coronel João Sá, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Mucureré, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto.
A intenção, segundo o governador Rui Costa, é de que em meses outras quatro mil vagas sejam disponibilizadas em todo o estado.