Nesta segunda-feira (11/1), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reiterou que os portões dos locais onde os candidatos farão o exame, referente ao ano de 2020, serão abertos 30 minutos antes do previsto. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ainda conforme lembrou o Inep, antes, a abertura dos portões ocorreria às 12h. Agora, após a mudança, a entrada ocorrerá a partir das 11h30 (horário de Brasília).

Veja abaixo na íntegra os horários do Enem:

Abertura dos portões: antes, 12h; agora será às 11h30 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia (17/1): 19h
Término das provas 2º dia (24/1): 18h30

No calendário inicial, o Enem 2020 estava previsto para acontecer em novembro de 2020. Porém, em meio a pandemia da Covid-19, o exame foi remarcado para 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

No total, cerca de 5.783.357 candidatos estão confirmados. Segundo o Inep, esse número é 13,5% maior do que a edição anterior, registrada em 2019 e que teve o menor número de candidatos em toda a história do exame.

Medidas que todos os candidatos deverão adotar:

  • Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
  • Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
  • Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas
  • Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila
  • Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
  • Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima
  • Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima
  • Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame
  • Além disso, Lopes destaca que as provas vão ser feitas aos domingos, quando há menor circulação de pessoas nas cidades.

O Inep também recomenda que o candidato leve máscaras faciais reservas para serem trocadas, tendo em vista que a prova tem duração máxima de 5h30, quando há redação. No dia em que não há redação, o período máximo para fazer o exame é de 5h.

Candidatos infectados pela Covid

O Inep prevê reaplicar a prova para quem tiver doenças infectocontagiosas, entre elas a Covid-19. Cabe lembrar que também entram na lista sarampo, rubéola, varicela e coqueluche, por exemplo.

Os candidatos que tiverem o diagnóstico positivo e laudo médico comprovando a situação de saúde uma semana antes das provas poderão entrar na página do participante, anexar os documentos, e solicitar para refazer o exame em 23 e 24 de fevereiro.

Entretanto, no caso dos sintomas aparecerem na véspera do exame, o indicado é ligar para o 0800-616161.

0 0 votos
Article Rating