Na quarta-feira, 20 de janeiro, a correspondente Raquel Krähenbühl, da Rede Globo, acompanhou a posse do 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No portão da Casa Branca, depois de passar pelo forte esquema de segurança, a repórter teve a oportunidade de perguntar ao novo gestor americano: “Qual é a sua mensagem para o mundo?”. Em resposta, sem pestanejar, ele enfatizou: “União”.
Raquel foi a primeira jornalista estrangeira da história a fazer parte do grupo de profissionais de imprensa escolhidos para acompanhar de perto os bastidores da posse do novo presidente do referido país.
A repórter também relatou alguns eventos que marcaram a posse do democrata: o primeiro foi a Santa Missa, logo pela manhã, algo tradicional que os presidentes fazem nessa data.
Na sequência, já no Congresso, local onde aconteceu a cerimônia oficial da posse, Joe Biden desceu a escadaria e observou o desfile das Forças Militares dos Estados Unidos.
Depois disso, o mandatário foi para o cemitério de Arlington. Por lá, ocorreu uma homenagem no Túmulo do Soldado Desconhecido, momento considerado como um dos mais solenes de toda a programação da posse.
Biden teve a companhia dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.
Ao fim do dia, no Salão Oval, Biden declarou ter recebido uma carta com mensagem generosa do antecessor Donald Trump.
Brasil
Ainda na quarta-feira, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), enviou uma carta endereçada para Joe Biden.
O tom do documento, segundo interlocutores do Biden, foi de que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos sejam firmes durante a gestão do democrata.
No Twitter, Bolsonaro também publicou uma mensagem declarando que segue “empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”.