Fotos de um treinamento realizado pelo Exército na Marinha do Brasil viraram piada na internet, na sexta-feira (22), após o jornalista Caio Bellandi notar que as imagens foram adulteradas para fazer parecer que os militares usavam máscaras de proteção.
A observação foi compartilhada no Twitter e viralizou.“Olha que curioso: você entra no site do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e vê uma foto BIZARRAMENTE ALTERADA NO PAINT para pintar máscaras pretas nos militares”, afirmou. Logo em seguida, o texto e as fotos antes compartilhadas no site oficial foram tirados do ar.
O curso realizado no Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM), aconteceu em novembro do ano passado e contou com a participação de 22 pessoas que, nas imagens, aparecem bastante próximas. Caso realmente estivessem sem máscara de proteção, seria uma situação de grandes riscos de contaminação pela Covid-19.
Em resposta ao UOL, o CAEx informou ter aberto um processo administrativo para investigar a situação. “Nossa instituição preza por todos os cuidados de preservação da vida e de prevenção à covid-19, como se pode verificar no site da Organização Militar”, afirmou.
A esta altura, no entanto, a edição pouco realista realizada nas imagens já tinha virado alvo de piadas na internet e pessoas começaram a compartilhar fotos usando máscaras desenhadas.