De acordo com um estudo realizado por um grupo de reflexão na Austrália, o Brasil é pior país do mundo na gestão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em contrapartida, o levantamento internacional, que foi desenvolvido pelo Lowy Institute, apontou a Nova Zelândia como o país que mais soube lidar com o flagelo mundial.

Ao longo da pesquisa, o grupo analisou quase 100 países, tomando como base seis critérios, a exemplo da quantidade de casos confirmados da doença, óbitos e agilidade na capacidade de detecção.

A Nova Zelândia, que ocupa o primeiro lugar no ranking, registrou 2.299 casos do novo coronavírus e 25 mortes, desde o início da pandemia, em uma população de cerca de 5 milhões de pessoas.

Já no Brasil, até a quarta-feira, 27 de janeiro, o estudo computou 8.996.876 infecções confirmadas e 220.161 mortes, para uma população estimada em 209,5 milhões de habitantes. 

“Coletivamente, esses indicadores indicam quão bem ou mal os países administraram a pandemia”, afirma um trecho do relatório.

Além da Nova Zelândia (que praticamente erradicou o vírus com fechamentos de fronteira “precoces e drásticos”, bloqueios e testes de diagnóstico), também aparecem na lista, entre os dez principais países que melhor responderam à pandemia: Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka.

0 0 votos
Article Rating