A cidade de Vitória da Conquista determinou a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19, passando a permitir a realização de eventos sociais e de entretenimento na cidade. Conforme divulgado nesta terça-feira (15), os eventos devem ter no máximo 50 pessoas e respeitar os protocolos sanitários. A cidade tem 97,1% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como consta em seu último boletim epidemiológico.
Os eventos em questão devem estar limitados a 50% da capacidade de cada local, devendo haver distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os indivíduos e uso de máscaras. A medida consta no decreto nº 21.133, que também prorroga por sete dias o prazo das demais restrições.
A gestão da prefeita Sheila Lemos (DEM) decidiu manter os horários de funcionamento dos shoppings centers (das 10h às 21h), do comércio de rua e dos estabelecimentos que prestam serviços. Desde a última quinta (9), estes podem funcionar de segunda a sexta-feira, inclusive aos sábados e domingos, até as 20h.
O boletim epidemiológico mais recente do município contabiliza 30.720 casos confirmados da Covid-19, 465 pacientes em recuperação e 517 óbitos pela doença. Entre as vítimas do vírus em Vitória da Conquista está o prefeito eleito, Herzem Gusmão, falecido em março desta ano, anos 72 anos de idade.