As aulas presenciais da rede particular de ensino da cidade de Camaçari foram retomadas nesta segunda-feira (19), com um esquema rígido de normas contra a Covid-19. Quando chegaram ao Centro Educacional Miguel Alves (CEMA), na sede do município, os alunos tiveram a temperatura aferida e higienizaram as mãos com álcool em gel, por exemplo.

Orientações de distanciamento social também foram seguidas e Eugênia Carvalho, que têm dois filhos do 9º e 7º ano, espera que seja o bastante para que as atividades corram bem. “Estou na expectativa de que dê tudo certo. Tenho dois filhos e está sendo difícil, principalmente para a minha filha, pois ela é aluna nova e veio de São Paulo”, conta,

Já Luara Cavalcanti, de 15 anos, está tomada pelo entusiasmo ao retornar à classe do 2º ano do Ensino Médio. “Hoje eu posso estar rodeada das pessoas que eu gosto, de um ambiente sadio, com pessoas que tem uma energia boa. Na minha opinião, isso influencia muito nas notas, no conhecimento e no processo de aprendizagem”, ela disse.

O processo de retomada na sede e na costa do município foi acompanhado pela secretária de Educação, Neurilene Martins, a fim de verificar o cumprimento das medidas estabelecidas. Para ela, este é um momento de muita alegria. “O mundo inteiro pede as escolas abertas para receber as crianças em regime semipresencial e aqui em Camaçari não é diferente”, a secretária declarou, na expectativa de que as aulas da rede municipal também se tornem híbridas em breve.

A coordenadora do Ensino Médio do Cema, Marli Gomes, reconhece que o processo de adaptação dos alunos e familiares será bastante complicado, sendo necessária uma reeducação para a retomada das aulas. “O nosso maior desafio foi preparar as famílias e passar a segurança necessária para que os meninos voltassem para a escola com todos os cuidados necessários. Muitas famílias ficaram receosas por conta desse retorno”, ressaltou.

O Bahia No Ar esteve na escola Villa Global Education, localizada no distrito de Abrantes, e sua diretora executiva também descreveu o processo de adequação da unidade de ensino ao momento atual. “Eu dividiria essa preparação em duas dimensões. A primeira é a estrutura física e depois o acolhimento aos alunos, os colaboradores e das famílias. Com relação à estrutura física, nós temos o prédio absolutamente adaptado para o novo normal, não só do ponto de vista dos acessos, mas também dos lavatórios que facilitam a higienização das mãos”, Viviane Brito contou.

A prefeitura municipal relata que os números da Covid-19 vêm caindo na cidade, o que possibilita essa retomada. Camaçari ainda é a quarta cidade com mais casos de contaminação pelo vírus na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 24.216 pessoas testaram positivo desde o começo da pandemia, 611 faleceram e 90 casos seguem ativos. A expectativa da administração municipal é de que 50% dos trabalhadores da educação estejam vacinados até o final de julho.

0 0 votos
Article Rating