O programa Bahia no Ar, na segunda edição desta quarta-feira (18), recebeu o doutor e professor em Relações Internacionais do Departamento de Ciência Política, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mikelli Ribeiro.

O estudioso explicou como o cenário caótico atual do Afeganistão, país na Ásia Meridional, afeta a política das principais potências mundiais, como o Estados Unidos, que ficou com tropas militares por 20 anos nas terras afegãs, desde o triste evento de 11 de setembro.

A retirada das tropas foi uma promessa do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda durante sua campanha eleitoral no ano passado. Além disso, Dr. Mikelli afirmou que apesar de as guerras não gerarem muito impacto no Brasil, o país da terra mãe gentil deveria se posicionar, pelo menos, em defesa dos direitos e dizer ao mundo que é um país entendedor dos respeitos e direitos das mulheres, principalmente.

Dr. Mikelli disse que ‘o que mais assusta não é a retida rápida das tropas militares dos Estados Unidos, mas sim, como o Talibã tomou conta de todo território de uma forma tão rápida’.

O Talibã é um grupo de extremista, que já deu proteção a Al-Qaeda, considerado uma organização terrorista, o principal objetivo era expulsar as tropas russas que entraram nas terras do Afeganistão.

O Talibã tomou o controle do Afeganistão duas décadas depois da entrada das tropas americanas, após derrubar o governo e dominar a capital, Kabul. O povo vive em desespero e reprimido.

Veja a entrevista na íntegra aqui

0 0 votos
Article Rating