Os nomes para a disputa eleitoral de 2016 em Lauro de Freitas começam a desenhar o que será provavelmente a maior disputa política na cidade dos últimos tempos. De um lado o atual prefeito Márcio Paiva (PP), tentando driblar a sua rejeição na cidade para reeleição, e ainda tendo que enfrentar um leque vasto em opções para novos gestores.
Especula-se que o alcaide estaria pensando em uma estratégia para não perder a cadeira executiva. Há quem aposte que a opção do pepista seria lançar sua esposa, Adriana Paiva recentemente filiada ao PRB, partido da Igreja Universal do Reino de Deus. Para que isso ocorra, de acordo com a lei que trata de inelegibilidades (Lei 64/90), se um prefeito estiver no primeiro mandato, ele renunciando seis meses antes, a mulher pode concorrer. Se ela ganhar, não poderá disputar a reeleição quatro anos depois.
Outros nomes, como o da ex-prefeita e atual deputada federal Moema Gramacho (PT), Manuel Carlos, o Carlucho (PSB) e Chico Franco que atualmente está sem partido, se apresentam no páreo.
A petista, não confirma sua candidatura. Em entrevista recente a uma rádio da capital baiana, Moema afirmou que ainda é cedo para tratar deste assunto, mas também não descartou a possibilidade.
Em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, Carlucho almeja sua postulação. Nos indícios, fotos com a senadora Lídice da Mata e com a Deputada Fabiola Mansur induzem a um possível selo de acordos para 2016.
Apontado como queridinho do prefeito ACM Neto, Chico Franco, velho conhecido da política de Lauro de Freitas conta com o patrocínio de dois líderes democratas baianos, o presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, e o deputado federal Paulo Azi. Com as bênçãos de Netinho, os próximos passos para a candidatura estão sendo acertados.