A bancada do DEM na Câmara Municipal de Salvador solicitou, nesta terça-feira (1º), que o governador Rui Costa (PT) peça auxílio da Força Nacional de Segurança para “restabelecer a ordem na capital baiana”.
De acordo com o pedido da legenda, Salvador registra média de vinte assassinatos em todos os finais de semana. “Salvador está vivendo uma guerra civil. Todos os dias homens e mulheres de bem morrem vitimadas pela crescente violência e nos finais de semana, os números são mais assustadores ainda”, disse o vereador Lao Prates, líder da bancada.
Ele ainda exigiu uma resposta imediata de Rui Costa. “É preciso a ajuda da tropa de Segurança Nacional de Segurança”, argu entou. Como justificativa, a sigla citou ainda o fato de, dos dez municípios com as mais altas taxas de homicídio do país, quatro são baianos. Na lista, Salvador aparece em 13º lugar. “A violência está generalizada na cidade. Nos bairros de classe 3média e nas periferias. Nos finais de semana, os números de assassinatos, sempre, têm dois dígitos. Quinze, vinte, trinta assassinatos por final de semana. Precisamos garantir a ordem e a segurança”, disse Prates.