tonha pitagoras e francisco

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2016, o radialista Roque Santos a partir de hoje, trará diariamente nesta coluna juntamente com Olho Vivo, informações atualizadas da política da Bahia, com foco especial na política da Região Metropolitana de Salvador.

Candeias
No município conhecido como cidade das luzes, a ex-deputada e ex-prefeita, Antônia Magalhães tenta de toda forma ressuscitar politicamente. Tonha que perdeu fragorosamente nas três últimas eleições – em 2008, para a então prefeita Maria Maia (PMDB), em 2010 perdeu a reeleição para deputada junto com o seu filho Júnior Magalhães e em 2012 perdeu novamente a disputa municipal para o prefeito interino Sargento Francisco (PSD). Para voltar ao cenário, a “ex-poderosa” de Candeias busca na popularidade do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) apoio político para concorrer as eleições.
Informações dão conta que Tonha vai se filiar ao Democratas, para ser candidata a prefeita no próximo pleito. Amante do poder, vale lembrar que Tonha já foi aliada do “carlismo”, mas, rompeu com o grupo, para se aliar ao PT quando o mesmo estava no auge. Na época, a então deputada estava no Partido da República (PR) e chegou a fazer campanha distribuindo fotos com o ex-presidente Lula e o ex-governador Jaques Wagner. Agora com o PT embaixo, a ex-deputada deixa o barco petista e procura apoio do antigo aliado, que seria ACM Neto. Recentemente Tonha conseguiu emplacar seu filho, Júnior Magalhães como um dos principais assessores do prefeito da capital baiana. Além do apoio do DEM, Tonha também busca ajuda do PMDB.

Ainda sobre Candeias, a informação sobre a possível aliança do vereador Dr. Pitágoras (PP) com o grupo de Antônia Magalhães, não passou de especulação. Informações de bastidores davam conta de que o jovem político sairia candidato a prefeito com o apoio da ex-deputada, no entanto, ambas as partes negaram qualquer possibilidade de aliança. Dr. Pitágoras que atualmente lidera a pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Candeias, já conseguiu agregar diversos apoios no município.

Sobre essa questão de apoio político, quem também anda preocupado é o prefeito Sargento Francisco. Que a gestão dele não está bem, todos já sabem, que existem pessoas incompetentes em sua gestão também é sabido.  Agora, que o alcaide da cidade tem o poder de ”ressuscitar políticos”, aí, está a grande novidade. Preocupado com o crescimento político do vereador Dr. Pitágoras, o prefeito está tentando captar as lideranças que já declararam apoio ao edil. O primeiro nome, é de Diego Maia, filho da ex-prefeita Maria Maia, cassada em 2012 por crime eleitoral. Diego está sendo cotado,para assumir uma secretaria do governo do Sargento. Fica a pergunta, em que Diego vai agregar na administração de Francisco?