Os portões das universidades estaduais da Bahia (Uneb) e de Feira de Santana (Uefs) eforam fechados na manhã desta terça-feira, 15, por conta de uma mobilização dos servidores técnicos administrativos das instituições.
Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest-BA), os trabalhadores pararam as atividades por 24h, nos campi de Salvador do interior do estado, após decisão tomada em assembleia na última sexta (11).
A entrada principal da unidade de ensino foi fechada por volta das 7h e reaberta às 9h. Os servidores farão uma caminhada dentro da universidade, carregando um caixão simbólico.
O coordenador-geral do Sintest-BA, Everton de Oliveria, disse em entrevista ao G1, que a categoria está em negociações com o governo estadual sobre o reajuste salarial e outras reivindicações. “Nós temos uma pauta de reivindicações extensa. Queremos a reintegração do adicional de insalubridade; reajuste do vale alimentação, sem aumento há mais de 10 anos; pagamento da Unidade de Real Valor (URV); reajuste de salário, que está abaixo do piso salarial”, defende.
Segundo ele, o último reajuste concedido pelo governo foi dividido em duas parcelas, uma paga em janeiro e outra prevista para novembro. Um novo reajuste ainda é negociado pela categoria com o governo do estado. Os servidores se reúnem em assembleia na quinta-feira (16) para decidir os rumos da mobilização.