Na noite desta quarta-feira, 16, um terremoto de magnitude 8,3 que atingiu o Chile, próximo a região de Valparaíso, também foi sentido no Brasil.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor sacudiu prédios, obrigando muitas pessoas a buscarem refúgio nas ruas, informou. Ainda segundo o órgão, o epicentro do tremor foi a cerca de 55 km a oeste de Illapel. Ele ocorreu por volta de 19h54 e teve uma profundidade de 33 km.
O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de possível tsunami no litoral de Chile, Peru, Equador e Havaí (EUA). Diversas fortes réplicas, de magnitude maior que 6, também foram sentidas minutos depois do primeiro tremor.
O ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que o governo decretou que diante do terremoto “é indispensável a evacuação preventiva em toda a costa do país”. “Preliminarmente, não foram reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura em virtude deste sismo”, indicou um informe do Onemi (Escritório Nacional de Emergência).
Brasil
No Brasil, diversos internautas em sua maioria dos estados de São Paulo e Minas Gerais relataram nas redes sociais que também sentiram um leve tremor. Há relatos na capital paulista, Santos, Campinas, Belém, São Luís e Pouso Alegre (MG). Os Bombeiros de São Paulo receberam 50 chamados de pessoas que sentiram o terremoto.
Algumas pessoas chegaram a relatar que sentiram as janelas tremerem, o lustre ou ainda objetos da casa. Na Argentina também não foi diferente, internautas relataram os tremores de aproximadamente 30 segundos em várias regiões do país.