Uma grande explosão foi registrada, nesta sexta-feira (6), no Hotel Saratoga, no centro de Havana, capital de Cuba. Até o momento, oito pessoas morreram e 30 estão feridas, mas ainda há vítimas sob os escombros. Informações preliminares dão conta que um vazamento de gás pode ter sido a causa do acidente.
Os feridos estão sendo transferidos para hospitais próximos, e crianças de uma escola ao lado do hotel foram retiradas. Um repórter local disse que uma empresa de gás fazia serviços de manutenção no hotel antes da explosão. O presidente Miguel Díaz-Canel foi até o local após a explosão, acompanhado do primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz e do presidente do parlamento Esteban Lazo.
O Saratoga, gerido pelo Hotel Saratoga SA Mixed Company, foi inaugurado como um hotel boutique. Ele tem 96 quartos, além de bares e restaurantes. É um dos mais luxuosos de Havana. Tem uma piscina com vista panorâmica. É um prédio de estilo neoclássico construído em 1880 no centro histórico de Havana. Em 1935, já era considerado um dos principais hotéis da cidade, segundo informações do Departamento de Patrimônio Arquitetônico.