Recebo uma ligação de Roque Santos, eram meados de 2013, não o conhecia, mas uma proposta de criar um portal de notícias para a Camaçari foi um divisor de águas para mim e para o próprio radialista.

Tenho alguns prints dos sites anteriores e neste momento compartilho essa história de perseverança, visão de mercado e muito, muito trabalho com vocês.

Acompanhei in-loco o crescimento do site, dos bastidores da criação, da manutenção diária e do contato com equipe de jornalistas e do próprio Roque Santos.

2013, estreia o novo RMS Notícias.

Sim, o site se chamava RMS Notícias, os leitores mais antigos devem lembrar deste tempo. Era um site rústico, usávamos o que tinha de melhor na época. Versão para celular? Nem pensar. Mas o site sabia, desde aquela época como se comunicar com seu público.

Print do site da RMS Notícias de 2013.
Print do site da RMS Notícias de 2013.

2014, os destaques com foto

Em 2014, refizemos o portal, sempre buscando evoluir, percebemos que os destaques com foto eram mais exigidos, era tendência, chamava mais atenção. Aplicamos neste formato.

Nessa época, já houve uma melhor utilização dos chamados frameworks de CSS. Imagine uma cozinha planejada, existem moldes prontos, o que facilita a produção do marceneiro. Foi assim que nasceu o Bahianoar, uma “solução tecnológica” que já vinha com uma cozinha completa, com armários e todos os itens para se fazer um grande banquete, em nosso caso, o prato do dia eram sempre as notícias da região. Ah, foi aqui que aplicamos a primeira versão mobile do site.

Print do site bahianoar em 2014 os destaques com foto.
Print do site bahianoar em 2014 os destaques com foto.

2017, outro patamar

Quando se fala em Criação de Sites, o maior e mais utilizado CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) do mundo é o WordPress. Pense nesta lista: Cache, Segurança, Performance, SEO, integração com Twitter, Facebook, Youtube, Alerta de Push, são tantos serviços agregados ao projeto que daria para ciar um documentário para explicar cada um deles.

O Bahianoar muda de patamar, as demandas são maiores agora, o serviço não pode cair, os picos de acesso são constantes. O gerenciamento do site precisa ser mais atento, são mais serviços e muito mais preocupações.

A equipe ganha um editor de texto mais moderno, agora é possível adicionar vídeo dentro da notícia. Surgiu a necessidade de interagir com o público do site. Liberamos a área de comentários. Muitos discursões sobre temas variados e polêmicos.

Foram momentos incríveis com este layout, este formato, mas, a internet evolui e o Bahianoar também.

Print 2017 do site do Bahianoar.
Print 2017 do site do Bahianoar.

2020, pandemia e empreendedorismo

São nas dificuldades que os grandes empreendedores fazem a diferença. Não precisa descrever o que estamos passando nesta pandemia. Investir em um momento como o de hoje é um desafio imenso. Eis que surge novamente o destemido Roque Santos, desta vez não foi uma ligação, estamos na era do WhatsApp: – Vamos reformular o Bahianoar?

Em meio ao caos, um alento de projeto interessante e desafiador. Sempre acompanhando as tendências de mercado, buscando a inovação com o Bahianoar 2.0.

O portal mudou completamente, saímos de um template pronto para um site com layout personalizado e exclusivo. Com um layout mais “clean”, damos mais evidência aos destaques, que saíram de 2 para 3 principais e complementamos mais 4 logo abaixo.

Temos uma nova área de podcast, mais organizada, o “chame no zap” agora é só clicar e fazer a sua denúncia, na TV, temos os principais vídeos que bombam na internet, a Rádio Metropolitana e claro, esta nova área de colunistas.

Print 2020 do bahianoar.
Print 2020 do bahianoar.

O Bahianoar cresce a cada dia, são mais de 1 milhão de visualizações mensais, cresce no conceito do povo de Camaçari, das cidades vizinhas, de toda a Região Metropolitana. É sempre gratificante ver o crescimento de um projeto, que faço parte e acompanho desde a sua fundação.

Desejo sorte para a toda equipe, que sejam pacientes e atentos na hora de atualizar.

Aos leitores do Bahianoar, peço que comentem, compartilhem as notícias, os artigos, se virem erros, reportem os mesmos no WhatsApp da produção.

Até a próxima.

4 5 votos
Article Rating