A importância de usar o vídeo para o seu negócio

Foto: Reprodução

Estamos numa época em que não usar conteúdo de vídeo para empresas é quase um pecado. Como o vídeo está basicamente em todos os lugares, não criar um vídeo para o seu negócio significa que você vai ficar para trás.

Mas por que isso acontece? Por que é que o vídeo vence o texto toda vez? Quais são todas as vantagens de implementar conteúdo de vídeo na estratégia de marketing de uma marca?

Se você ainda tiver dúvidas, não se preocupe mais – vamos falar sobre a importância do uso do vídeo para o seu negócio.

Foto: Reprodução

Se a batalha for vídeo vs. texto, o vídeo ganha sempre

Você sabia que o conteúdo de vídeo é processado pelo nosso cérebro 50.000 vezes mais rápido que o texto? É por isso que não é surpresa que os consumidores prefiram assistir a um vídeo explicativo sobre uma empresa em vez de ler sobre ela.

E isso porque os humanos tendem a evitar tarefas que levam a um alto nível de tensão cognitiva, o que não é nenhuma surpresa para aqueles de nós que procrastinam muito (e vamos ser honestos, todos nós o fazemos!).

É por isso que escolhemos tarefas dependendo da facilidade com que são processadas.

Assim, se quiser que a sua mensagem chegue ao seu público, a melhor coisa que pode fazer é usar o vídeo para o comunicar. E, se acha que o vídeo não irá ficar bem à primeira, não se preocupe: Os melhores softwares para edição de vídeos estão disponíveis gratuitamente para facilitar sua vida.

Apenas por incluí-los em seu site, os vídeos irão melhorar o seu SEO

Search Engine Optimization não funciona por magia – requer que você entenda a lógica dos motores de busca. Por exemplo, se o seu objetivo é aparecer mais alto em mecanismos de pesquisa como o Google, você deve ficar de olho no tempo que o seu público gasta no seu site.

Porquê? Porque isto é algo que os motores de pesquisa levam muito a sério – quando o seu público passa uma quantidade considerável de tempo no seu Web site, significa que é útil e relevante para eles.

Os motores de busca vão tomá-lo como um bom sinal e isso vai aumentar a sua classificação.

Mas tudo depende do tipo de conteúdo que você está usando. Quando você tem conteúdo de vídeo, por exemplo, as pessoas tendem a passar mais tempo no seu site, assistindo a esses vídeos.

Como os vídeos são envolventes e mostram muitas informações de uma forma que é fácil de processar, as pessoas adoram-nos!

Eles vão definitivamente reproduzir todos os vídeos que se interpõem no seu caminho – então, se você for esperto, você vai usar conteúdo de vídeo em partes importantes do seu site, como a sua página de destino.

Você chega ao topo no segundo maior motor de busca!

Ok, então você lê “segundo maior motor de busca”… Você provavelmente está pensando em “Bing”, certo? Bem, se for esse o caso, tenho medo de lhe dizer que você está errado. O segundo maior motor de busca do mundo é o YouTube!

Não fique confuso. Você pode pensar que isso é uma rede social ou apenas uma plataforma de vídeo, mas o YouTube é na verdade um mecanismo de busca, e muito importante também!

As pessoas vão ao YouTube para pesquisar coisas – não apenas vídeos de gatos, mas “how-to’s”, vídeos de bricolage e vídeos educacionais, principalmente.

De “como trocar uma lâmpada” a “como construir um microondas a partir de uma palmeira”, você pode encontrar qualquer informação que precise no YouTube – e seu público sabe disso.

Seu público ideal irá ao YouTube quando precisar de soluções ou respostas, e é por isso que ter um conteúdo que esteja no topo das buscas do YouTube é essencial para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca.

O conteúdo em vídeo é o seu bilhete para o sucesso do YouTube (é claro). Mas conteúdo de vídeo educacional…. é isso que lhe dará o ouro!

Na verdade, você tem 53 vezes mais probabilidade de aparecer primeiro no Google se tiver um vídeo incorporado no seu site. Isso certamente irá enviar sinais positivos para os motores de busca!

O vídeo faz com que o seu público sinta uma forte ligação à sua marca

O conteúdo de vídeo (especialmente o conteúdo de vídeo animado) depende muito do poder de contar histórias. Com a animação, você pode criar personagens e cenários com os quais seu público pode se identificar.

Não apenas isso, mas quando você usa animação de desenho animado, você está criando um link para os desenhos animados que seu público costumava assistir quando era criança – isso fará com que eles sintam uma conexão nostálgica, e eles associarão sua marca a essas emoções positivas.

As histórias que você pode contar com vídeos são realmente eficazes na construção de laços fortes e de confiança com os mais variados públicos!

Como vê, se tem um negócio, você tem mesmo de investir em vídeo marketing.

Alexa Coleman

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*