A presidente Dilma Rousseff aproveitou nesta quinta-feira (19) evento de Natal Solidário com catadores de material reciclável e população em situação de rua para alfinetar os adversários e reafirmar a aproximação dos governos do PT com os movimentos sociais.
“Este país abandonou a tradição de hierarquizar seus cidadãos. Até pouco tempo atrás os catadores não existiam para as políticas sociais”, afirmou a petista durante cerimônia realizada no Centro de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Durante o discurso, Dilma afirmou que considera uma honra o compromisso anual de comemorar o Natal com os catadores e a população em situação de rua.
“Esse é meu terceiro Natal com vocês. Sigo a tradição inaugurada pelo presidente Lula. Essa é uma oportunidade também para lembrar que a origem deste governo, do governo Lula, está nas lutas sociais. Vocês são a parte do povo brasileiro que temos que olhar com toda a atenção”, disse. O ex-presidente não compareceu ao evento. “Os movimentos sociais fortalecem a democracia e apontam caminhos para os governos”, acrescentou.
A presidente ressaltou que a União investiu neste ano R$ 180 milhões em programas de inclusão para catadores. Para a população em situação de rua, Dilma enumerou ações do governo para ampliar o acesso à rede de serviços básicos e condenou a violência contra moradores de rua.
As informações são do Valor