“Há pouco mais de quatro anos atrás cuidei de um idoso que morava em Dias d'Ávila. Num certo dia, a família deste idoso não pôde mais arcar com as despesas dele e o enviou para um asilo em Simões Filho. Este senhor ficou muito triste por ter sido distanciado da família. Daí, me sensibilizei com a história dele e resolvi por uma placa na porta de minha casa: Cuida-se de Idosos”.
O relato é da técnica de enfermagem e cuidadora de idosos Cátia Maria Rogaciano de Souza, dirigente da Casa do Idoso Mãos Acolhedoras, instituição situada em Dias D’Ávila, localizado na rua Jutaí, no bairro Imbassaí. Mas com 15 idosos para cuidar, alimentar, vestir; aluguel e mais três funcionários para pagar, Cátia acredita que até o mês de agosto o Lar será fechado por falta de recursos.
As despesas do Lar, na grande maioria, são arcadas pelos próprios idosos, já que são todos aposentados. Mas há um problema: “nem todos recebem a renda integral, já que a família de alguns tomou empréstimo em nome deles e, desta forma, vem um valor descontado em seus salários”, relata Cátia.
Despesas
O aluguel da casa é de R$ 700, entre os 15 idosos residentes, 11 usam fraldas descartáveis – 22 por dia. Para alimentação são 1 kg de feijão, 1 kg de arroz ou três pacotes de macarrão e “muitos” pacotes de leite integral, todos os dias. A técnica também tem despesas com gases, luvas e medicamentos. Além disso, a casa ainda tem três funcionários para pagar. Os interessados em ajudar a Casa do Idoso Mãos Acolhedoras precisam se dirigir à instituição e levar sua doação para auxiliar Cátia e seus 15 idosos. Tel: (71) 3625-0642 ou 71 8261-2177.
Por Karina Costa.
Veja fotos do abrigo: