A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização do Oscar, veio a público nesta segunda-feira (28) para repudiar a violência cometida por Will Smith durante a cerimônia.
No comunicado, os membros do conselho também informaram que uma investigação oficial acerca do ocorrido será aberta. Fato é que, durante a premiação, o ator subiu ao palco e acertou um tapa no rosto do comediante Chris Rock, quando este fazia piada sobre a cabeça raspada de Jada Smith, esposa de Will. A atriz sofre de alopecia, doença que causa a queda dos fios de cabelo,
“A Academia condena as ações do Sr. Smith no evento da noite passada. Iniciamos oficialmente uma revisão formal sobre o incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia”, disseram em nota.
De acordo com The Hollywood Reporter, deve haver alguma punição para Will Smith, como a suspensão da participação do artista na Academia, no entanto, revogar seu Oscar de Melhor Ator por “King Richard – Criando Campeãs” está fora de questão.