Uma operação de combate ao furto de energia foi realizada em uma academia no bairro de Stella Maris, em Salvador, nesta quarta-feira (5), por equipes da Neoenergia Coelba e a Polícia Civil. No local, os profissionais verificaram que a unidade estava ligada diretamente na rede da distribuidora, caracterizando uma ligação clandestina, mais conhecida como “gato”.
No total, a energia recuperada foi de 70 mil quilowatts/horas, que seria suficiente para abastecer 1.200 residências durante 15 dias. No momento da ação, o proprietário não estava na academia, mas poderá responder a inquérito policial e pagará uma multa referente ao valor da energia furtada.
De acordo com a Coelba, com esta operação, cerca de 70 irregularidades foram encontradas em unidades de saúde, bem-estar e espaços fitnes – como academias, crossfits, clínicas de estética, salões de beleza etc. Somente neste segmento, 370 mil quilowatts/hora de energia foram recuperados, montante suficiente para abastecer sete mil residências durante duas semanas.