Na tarde desta quinta-feira (14), o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto se reuniram na Governadoria para tratar do metrô. Ainda não houve decisão sobre a transferência da administração da Linha 1 do metrô já construída (Estação da Lapa-Estação Acesso Norte/Rótula do Abacaxi) da esfera municipal para a estadual e uma nova reunião está prevista para acontecer na próxima semana, ainda sem data definida.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o que ficou pendente na reunião foi a questão da tarifa de integração do metrô com o ônibus. Esta questão, que terminou sem consenso nesta reunião, deverá ser discutida no encontro da próxima semana, quando os gestores, de acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, vão decidir o valor da tarifa.

Além do prefeito, do governador e de Rui Costa, a reunião também contou com a presença do secretário municipal dos Transportes, José Carlos Aleluia. O secretário da Casa Civil da Bahia informou que assim que a administração for transferida para o Governo, será publicado o edital de licitação, que incluirá toda a Linha 2 e a complementação da Linha 1, segundo informações da Secom.

De acordo com Costa, houve avanço nas negociações que tiveram o objetivo de discutir os últimos detalhes para viabilizar o metrô de Salvador. "É preciso viabilizar o funcionamento do metrô. Quando o metrô passar a funcionar temos que ter a integração com o ônibus. Nesta integração tem a tarifa a ser definida e nós ainda estamos conversando para chegar a um valor", disse.

O secretário também informou que a transferência do metrô para o Estado apenas pode ser feita depois da definição de todos os itens. "Quando se chegar a um entendimento de todos os pontos é que será feita a transferência. Quando o Estado recepcionar o metrô, poderemos fazer o cronograma de funcionamento", explicou.

A Prefeitura está empenhada em transferir o metrô para o Governo da Bahia, segundo o secretário municipal do Transporte, José Carlos Aleluia. "Queremos um sistema integrado para melhorar a mobilidade dos soteropolitanos. Temos confiança de que na próxima semana chegaremos a um consenso sobre o valor da tarifa de integração".

Copa e obras

Esta transferência pode aumentar as chances de que algum trecho do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (a complementação da Linha 1 ou a Linha 2) seja entregue ou esteja funcionando até a Copa do Mundo 2014. Afinal, como foi informado na semana passada pela diretora de Mobilidade Urbana e Interurbana da Sedur, Ana Claudia Nascimento, a entrega ou funcionamento de algum trecho depende do prazo necessário para a licitação e o comissionamento do sistema metroviário, que acontecerá após a transferência da Linha 1 pela Prefeitura de Salvador para o Estado, o que ainda está em fase de negociação.

Veja o especial 'Salvador do Futuro'

"Estamos apostando que o trecho implantado da Linha 1 estará funcionando na Copa do Mundo de 2014", disse Ana Claudia. As novas obras do metrô devem começar no segundo semestre desse ano, com prazo de implementação de 36 meses, incluindo a Linha 1 até Pirajá com entregas parciais ao longo deste prazo, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Fonte: IBahia