O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) pode ficar impedido de disputar as eleições municipais que acontecem em outubro deste ano, segundo as informações da Coluna Painel do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, em virtude de uma resolução publicada em dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu-se a interpretação de que partidos estão impedidos de lançar candidatos nas cidades em que não possuam diretório registrado.
O texto ressalta, porém, que os ministros do TSE prometeram corrigir a resolução em breve, para evitar problemas nas eleições municipais desse ano. Segundo o presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli, houve um erro de interpretação da resolução publicada em dezembro.
De acordo com o presidente do Democratas na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia, não há esse risco para o prefeito ACM Neto. “Foi um equívoco de interpretação, em Salvador tem diretório e o presidente é Heraldo Rocha. Não há impedimento. Se quisermos, podemos fazer convenção a qualquer momento”, explicou o deputado ao site Bocão News.
Além de Neto, também ficariam impedidos de disputar o pleito, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), além do PMDB no Rio de Janeiro, que estaria impedido de lançar sucessor de Eduardo Paes.