“O fornecimento de água é irregular e o transporte é precário”, reclamou a estudante Julia Glaúcia, ao relatar as dificuldades estruturais do bairro da Gleba E, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, durante a 9ª edição da Agenda Camaçari, que ocorreu nesta quinta-feira (29).

agenda camaçari gleba E
Agenda Camaçari na Gleba E

O evento foi realizado na associação dos moradores da Gleba E, e contou com moradores do próprio bairro e dos Parques Verdes 1, 2 e 3. O deputado federal Caetano, a deputada estadual Luiza Maia, os vereadores Teo Ribeiro, Professora Patrícia, Jackson, Otaviano Maia, além dos presidentes das associações comunitárias dos bairros envolvidos, compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos.

Presente pela primeira vez na Agenda Camaçari, o vereador Otaviano Maia, que tem na Gleba E um dos seus principais redutos políticos, pois foi morador da região e desenvolve lá, atualmente, um importante projeto social, ficou encantado com o protagonismo popular. “Estou feliz por participar. A cidade carecia de um movimento como esse, cheio de criatividade e de vontade de fazer a diferença”, disse.

Na mesma linha, o presidente da Associação de Moradores do Parque Verde 3, Zé da Moto, classificou a Agenda como uma “escola de políticas públicas e cidadania”. “Todos que estão aqui merecem parabéns. Estamos sendo protagonistas”, avaliou.

O deputado Caetano, que chegou diretamente de Brasília (DF) para o evento, elogiou a organização e a qualidade das opiniões emitidas. Empolgado, falou que tem certeza de que a Agenda Camaçari já é um sucesso. O parlamentar fundamentou o seu ponto de vista no fato de a iniciativa ser alvo de cópia pelos adversários. Por fim, destacou que uma atmosfera positiva em torno dos debates vem se consolidando. “Estamos aproveitando a ideia de cada cidadão para construir uma nova cidade. É um projeto coletivo que será assinado por milhares de mãos”, encerrou.