Para garantir a festa de São João, agricultores familiares de Camaçari começam a colheita de milho, um dos principais produtos típicos da época. Esse ano, a expectativa é colher em torno de 100 mil espigas de milho, por hectare, durante todo o mês de junho.
A boa produtividade é devido a uma nova variedade de milho, conhecido como feroz, aliada ao manejo do solo e da cultura adequado, adubação e assistência técnica nas propriedades rurais. A recomendação para a plantação desta espécie é da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap).
A variedade de milho feroz tem alto potencial produtivo, menor custo de produção, resistência às principais pragas da região, média tolerância ao estresse hídrico e boa conservação pós-colheita.
A Sedap ressalta que a o aumento da produção e a introdução de novas variedades com alto potencial genético e menor custo de produção, favorece a economia local, possibilitando a competitividade com outras regiões produtoras, geração de emprego e renda e fixação do trabalhador no campo, além de ofertar produtos de qualidade e com preços mais competitivos para o consumidor.
Além do milho, a colheita de amendoim, produzida pelos agricultores familiares de Camaçari, também já teve início.